1.1 Posição e Extensão do Território

1.4 Distâncias em Linha Reta

1.5 Recursos Naturais e Meio Ambiente

1.6 Malha Viária do Município de Porto Velho

A seção Território contém uma descrição sobre o Município de Porto Velho subdividindo-se em subseções quais sejam: Posição e Extensão do Território, Recursos Naturais e Meio Ambiente e Divisão Político Administrativa.

Com relação à Posição e Extensão do Território, tem-se as características do Município de Porto Velho, tais como: área; extensão territorial e coordenadas geográficas; altitude; limites político-administrativos em nível Municipal, Estadual,

Regional e Nacional; pontos extremos e as distâncias em linha reta entre Porto Velho e demais municípios rondonienses e, às capitais brasileiras.

A subseção que trata da Divisão Político Administrativa mostra aspectos da evolução do Município bem como, povoados, vilas e distritos, incluindo-se as leis de criação destes últimos.

Tem-se ainda macro e microrregiões, além da divisão territorial por zonas eleitorais.
Sempre que possível tem-se os mapas cujo objetivo é clarificar, espacializando o conteúdo das tabelas.

Os Recursos Naturais e Meio Ambiente estão disponibilizados de forma a destacar as áreas especiais tais como parques, reservas, bacias hidrográficas, e, finalmente, os grupos indígenas.