7. Glossário

Densidade demográfica

Conceito: Densidade demográfica ou densidade populacional é uma medida utilizada pela Geografia, para avaliar a distribuição da população em um determinado território, também chamada de população relativa. A medida é expressa em habitantes por quilômetro quadrado (hab./km²).

Esperança de vida ao nascer

Usos:

• Analisar variações geográficas e temporais na expectativa de vida da população.

• Contribuir para a avaliação dos níveis de vida e de saúde da população.

• Subsidiar processos de planejamento, gestão e avaliação de políticas de saúde e de previdência social, entre outras, relacionadas com o aumento da expectativa de vida ao nascer (oferta de serviços, atualização de metas, cálculos atuariais).

Fonte: Indicadores Básicos para a Saúde no Brasil: conceitos e aplicações / Rede Integrada de Informação para a Saúde-RIPSA. 2. ed. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2008.

Índice de envelhecimento

Usos:

• Acompanhar a evolução do ritmo de envelhecimento da população, comparativamente entre áreas geográficas e grupos sociais.

• Contribuir para a avaliação de tendências da dinâmica demográfica.

• Subsidiar a formulação, gestão e avaliação de políticas públicas nas áreas de saúde e de previdência social.

Mulheres de 10 anos ou mais, segundo os filhos nascidos vivos

Usos:

• Analisar variações populacionais, geográficas e temporais da distribuição dos nascidos vivos por grupos de idade materna, com especial atenção para as tendências relativas à frequência de mães adolescentes e idosas.

• Contribuir na avaliação dos níveis de saúde infantil e dos fatores socioeconômicos e culturais que intervêm na ocorrência da gravidez.

• Subsidiar processos de planejamento, gestão e avaliação de políticas e ações voltadas para a promoção da saúde reprodutiva, bem como para a atenção à saúde infantil e materna.

Óbito segundo a faixa etária e sexo

Usos:

• Analisar variações geográficas e temporais da mortalidade por idade e sexo.

• Contribuir para a avaliação dos níveis de saúde da população.

• Identificar a necessidade de estudos sobre as causas da distribuição da mortalidade por idade.

• Subsidiar processos de planejamento, gestão e avaliação de políticas de saúde voltadas para grupos etários específicos.

Razão de dependência

Usos:

• Acompanhar a evolução do grau de dependência econômica em uma determinada população.

• Sinalizar o processo de rejuvenescimento ou envelhecimento populacional.

• Subsidiar a formulação de políticas nas áreas de saúde e de previdência social.

Razão de sexos

Usos:

• Analisar variações geográficas e temporais na distribuição da população por sexo.

• Subsidiar processos de planejamento, gestão e avaliação de políticas públicas nas áreas de saúde, educação, segurança e emprego.

• Auxiliar na compreensão de fenômenos sociais relacionados a essa distribuição (migrações, mercado de trabalho, organização familiar, morbimortalidade).

• Identificar necessidades de estudos de gênero sobre os fatores condicionantes das variações encontradas.

Taxa de abandono escolar

Definição:

Abandono Escolar: é o que ocorre quando um aluno deixa de frequentar a escola e fica caracterizado o abandono escolar.

Taxa de abandono: indica a porcentagem de alunos que deixaram de frequentar a escola após a data de referência do Censo.

= X100

APR-Número de matrículas aprovadas

REP-Número de matrículas reprovadas

ABA-Número de matrículas que deixaram de frequentar

Fonte: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira-Inep

Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/educacenso/situacao_aluno/documentos/2017/taxas_de_rendimento_escolar.pdf. Acesso em: 10 mai. 2017.

Taxa de distorção idade-série

Definição: Expressa o percentual de alunos, em cada série, com idade superior à idade recomendada.

= X 10

Onde:

= é a soma das matrículas na série k, acima da idade recomendada.

=é a matrícula total na série k.

k = é série, ou grupo de séries

Fonte: Controladoria Geral da União-CGU. Disponível em: <http://www.consultaesic.cgu.gov.br/busca/dados/Lists/Pedido/Attachments/475929/RESPOSTA_PEDIDO_Nota%20tecnica%20da%20Taxa%20de%20Distoro%20Idade.pdf>. Acesso em: 10 mai. 2017.

Taxa de fecundidade

Usos:

• Avaliar tendências da dinâmica demográfica e realizar estudos comparativos entre áreas geográficas e grupos sociais.

• Realizar projeções de população, levando em conta hipóteses de tendências de comportamento futuro da fecundidade.

• Subsidiar processos de planejamento, gestão e avaliação de políticas públicas nas áreas de saúde, educação, trabalho e previdência social, com projeções demográficas que orientem o redimensionamento da oferta de serviços, entre outras aplicações.

Taxa de reprovação escolar

Definição: indica a porcentagem de alunos que, ao final do ano letivo, não alcançaram os critérios mínimos para a conclusão da etapa de ensino na qual se encontrava.

= X100

APR-Número de matrículas aprovadas;

REP-Número de matrículas reprovadas;

ABA-Número de matrículas que Deixaram de frequentar.

Disponível em: <http://download.inep.gov.breducacao_basica/educacenso/situacao_aluno/documentos/2015/taxas_rendimento_escolar.pdf >. Acesso em: 11 de mai. 2017.

Taxa de urbanização

Usos:

• Acompanhar o processo de urbanização da população brasileira, em diferentes espaços geográficos.

• Subsidiar processos de planejamento, gestão e avaliação de políticas públicas, para adequação e funcionamento da rede de serviços sociais e da infraestrutura urbana.