imagem do corona vírus
Se apresentar sintomas leves de gripe como: tosse, coriza, dor de cabeça, ligue: 0800 647 5225

Equipe da Prefeitura e consultores visitam Instituições parceiras para a Revisão do Plano Diretor

25/Abr/2018 - 14:06

Na tarde de 12 de abril de 2018, a consultoria da revisão do Plano Diretor Participativo do Município de Porto Velho foi até as dependências do Centro Regional Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CR – CENSIPAM) e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), com intuito de conhecer as instituições e identificar dados que poderiam ser fornecidos para auxiliar no processo de revisão do Plano Diretor.

No CENSIPAM, a coordenadora de Operações drª Ana Strava apresentou aos consultores do IBAM e servidores da Prefeitura, os setores de Metereologia e Climatologia e Proteção Ambiental. Além disso, a drª Ana Strava e o Metereologista Marcelo Silva explanaram sobre os produtos desenvolvidos pelo Sistema de Proteção à Amazônia (SIPAM), que se tratam do SIPAMHidro, Previsão do tempo, Radares Online, Projeto Amazônia SAR e Previsão Climática. Além das informações contidas no sítio eletrônico do SIPAM, o órgão se dispôs a fornecer arquivos/dados nos formatos que poderão ser solicitados pela equipe revisora do Plano Diretor, sendo parceiro neste processo.

No Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a equipe foi recepcionada pelo Arquiteto e Urbanista Giovani Barcelos, que fez uma breve explanação sobre sua dissertação de mestrado, em que foi realizado um estudo comparativo entre os Planos Diretores de Porto Velho dos anos de 1987, 1990 e 2008. Foi também informado que o patrimônio histórico existente na Capital e tombado pela União/IPHAN é composto pelo patrimônio ferroviário da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (complexo da orla do Rio Madeira), Cemitério da Candelária e as Três Caixas d’água. Além disso, comunicou que há tombamentos estaduais, conforme prescrito no artigo 264 da Constituição Estadual de Rondônia e que novos sítios arqueológicos estão sendo descobertos e catalogados pelo IPHAN.

Neste processo de revisão do Plano Diretor Participativo do Município de Porto Velho, além dos órgãos já contatados, novas instituições parceiras poderão auxiliar na aquisição de dados e informações que serão fundamentais às fases da atualização do Plano Diretor.

Fonte: DPGE/SEMPOG.

EQUIPE DA PREFEITURA E CONSULTORES VISITAM INSTITUIÇÕES PARCEIRAS PARA A REVISÃO DO PLANO DIRETOR

25/Abr/2018 - 14:07

Fotos: Matheus Moura


logotipo da prefeitura de porto velho logotipo da prefeitura de porto velho