Durante a semana de lançamento das atividades de revisão Plano Diretor Participativo do Município de Porto Velho, os administradores de distritos também puderam participar apresentando suas demandas em reunião com os consultores e a equipe da Prefeitura.
Na oportunidade, o Coordenador Técnico da consultoria, Arq. e Urb. Henrique Barandier explanou sobre os trabalhos a serem realizados para a revisão do Plano Diretor, mencionando os instrumentos que o regulamentam e sua aplicabilidade. Henrique ressaltou como será a organização dos trabalhos necessários à revisão do Plano Diretor, o cronograma prévio de realização e os produtos a serem entregues.
Na reunião, os administradores de distritos abordaram as principais problemáticas relacionadas à regularização fundiária, à demarcação territorial dos distritos, à ausência de instrumentos legais para os distritos e à necessidade de hospital regional para distritos mais distantes da capital. Os administradores ainda mencionaram a falta de planejamento e o crescimento desordenado dos distritos, à necessidade de plano de serviços básicos para estes locais e às precárias condições logísticas ao distrito de Calama.
Diante das questões abordadas pelos administradores, a equipe de consultoria e de supervisão de revisão do Plano Diretor Participativo do Município de Porto Velho reforçou a necessidade de participação dos administradores de distritos nas próximas atividades em que serão convocados para colaborarem na proposta de desenvolvimento de seus respectivos núcleos urbanos.
Fonte: DPGE/SEMPOG.