Cáritas Brasileira se reúne com técnicos da SEMPOG para tratar sobre migração

10/Jun/2019 - 10:53

No último dia 28 de maio de 2019, foi recebida na Secretaria Municipal de Planejamento Gestão e Orçamento (SEMPOG), a equipe da Cáritas Brasileira/Articulação Noroeste de Porto Velho para discutir sobre os processos de migração vivenciados pelo Brasil, com destaque aos que vêm acontecendo em Porto Velho - RO.

A equipe que esteve presente foi composta pela assistente social Cleusely Trochmann, a educadora social Irmã Cely de Sousa, a articuladora da Cáritas Noroeste Edilaine G. de Oliveira, o psicólogo Thiago S. Sitta e o membro da Coordenação de Pastoral da Arquidiocese de Porto Velho, Carlos Vitor da Silva. Segundo informações apresentadas, em Porto Velho a Cáritas atua em duas frentes: demanda direcionada e demanda espontânea.

A demanda direcionada está relacionada ao Programa para Migrantes e Refugiados – PANA, que além de Porto Velho/RO, está presente em mais seis capitais brasileiras, como Boa Vista – RR, Florianópolis – SC, Curitiba – PR, São Paulo – SP, Brasília – BR e Recife –PE. Os beneficiários diretos do Programa PANA são solicitantes de refúgio e migrantes vulnerabilizados vivendo na região noroeste do Brasil, os quais totalizam 102 pessoas. A demanda espontânea, corresponde em números à parte destes beneficiários, a qual representa mais de 500 pessoas que entre 15 de Outubro de 2018 e 28 de Maio de 2019, foram de alguma forma, assistidas pela equipe do Programa PANA.

De acordo com a equipe da Cáritas, a localização geográfica do município de Porto Velho propicia o acolhimento de um contingente significativo de migrantes, em especial, dos refugiados latino-americanos, e é um corredor de passagem para os migrantes que estão em trânsito, indo para outros estados ou países da América do Sul.

Desta maneira, migração é uma questão importante a ser tratada no âmbito do poder público, por isso a aproximação da Cáritas com os Departamentos de Planejamento Institucional e Gestão Estratégica (DPGE) e de Pesquisa Estatística e Indicadores (DPEI) da SEMPOG, com intuito de obter maiores informações desta realidade para o planejamento do Município, em especial, à Revisão do Plano Diretor Participativo de Porto Velho e legislação urbanística.

Reunião Cáritas

10/Jun/2019 - 10:54

28 de maio de 2019

logotipo da prefeitura de porto velho