SEMPOG recebe pesquisador que trata sobre vulnerabilidade social em Porto Velho

07/Jan/2020 - 08:43

Na manhã do dia 20 de dezembro de 2019, a SEMPOG recebeu a visita do arquiteto e urbanista Allan Rodrigues Augusto, mestre e doutorando em geografia pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Allan apresentou aos técnicos do Departamento de Planejamento Institucional e Gestão Estratégica (DPGE) e do Departamento de Pesquisa, Estatística e Indicadores (DPEI) um pouco sobre sua dissertação de mestrado, que aborda a geoespacialização de fatores de vulnerabilidade social na cidade de Porto Velho.

A vulnerabilidade social é um conceito muito abordado atualmente, que representa a condição dos grupos de famílias que estão à margem da sociedade, em processo de exclusão social, principalmente por fatores socioeconômicos, como o baixo nível de escolaridade, idade e baixa renda, por exemplo. Nos estudos de Allan, foram utilizadas 22 variáveis para Porto Velho.

Segundo o pesquisador, esse estudo é uma releitura de uma pesquisa que foi realizado no nordeste, adaptada para a cidade de Porto Velho, que serviu como orientação para a metodologia adotada em sua pesquisa.

A pesquisa de Allan servirá como conteúdo para a elaboração de mapas interativos, como os já disponíveis no site da SEMPOG. Além disto, os departamentos que participaram da apresentação pretendem desenvolver parcerias de pesquisa e elaboração de conteúdo com a UNIR, visando a geração de informação úteis para a Prefeitura de Porto Velho e a população em geral.

SEMPOG recebe pesquisador que trata sobre vulnerabilidade social em Porto Velho

20/Dez/2019 - 08:47

logotipo da prefeitura de porto velho