imagem do corona vírus
Se apresentar sintomas leves de gripe como: tosse, coriza, dor de cabeça, ligue: 0800 647 5225

Bairro Aponiã

Bairro localizado na zona leste de Porto Velho, limitado pelos Bairros Rio Madeira, Nova Esperança, Flodoaldo Pontes Pinto, Igarapé e Planalto, o bairro Aponiã popularmente conhecido como Quatro de Janeiro em razão da construção do conjunto residencial denominado com a data de instalação do Estado de Rondônia (1982). A criação do estado ocorreu no dia 22 de dezembro de 1981, através da Lei Complementar n°41, data que não é feriado em face a FECOMÉRCIO ter feito à época um pedido ao Governador Jorge Teixeira que não desse feriado nesta data por se tratar de um período de tempo próximo ao natal, o que poderia prejudicar o movimento do comércio. O governador, concordando com a reivindicação, decretou o feriado para o dia 04 de janeiro.

Em uma área próxima do residencial quatro de janeiro, em uma gleba de propriedade da construtora Ego, ocorreu em 1980 uma a grande invasão, oriunda do grande fluxo migratório polarizado através da propaganda efetuada pelo Governo Federal, anunciando o novo Eldorado, somada ao ensejo político de anunciar que Porto Velho era a terra para quem não tem terra, acabou levando assim com que grandes espaços vazios constituíam-se em atrativos para os movimentos invasores.

A lei n° 1355, de 11 de maio de 1999, que definiu os perímetros do bairro, sendo incorporado ao seu espaço parte do conjunto residencial Nova Caiari.

Resumo do livro: Os Bairros na História de Porto Velho

Autora: Yêdda Pinheiro Borzacov

Criado pela Lei n° 840/1989 - acesse clicando aqui e alterado o perímetro pela Lei n°1355/1999- acesse clicando aqui

Para baixar o mapa em formato PDF clique aqui


logotipo da prefeitura de porto velho logotipo da prefeitura de porto velho