imagem do corona vírus
Se apresentar sintomas leves de gripe como: tosse, coriza, dor de cabeça, ligue: 0800 647 5225

Bairro Caiari

A partir do ano de 1940, Porto Velho começou a construir seus primeiros bangalôs, dando prosseguimento a sua fundação urbanística, inicia em 1938, com o lançamento da pedra fundamental pela E. F. Madeira Mamoré, em conjunto com a Prefeitura Municipal, para edificação de um conjunto de onze casas geminadas.
A mão de obra usado para a construção das casas foi a dos guardas territoriais. Os recursos financeiros utilizados para estas construções eram oriundos do Ministério de Viação e Obras Públicas, pleiteados pelo diretor da ferrovia, Aluízio Pinheiro Ferreira, que era o criador do projeto que tinha como finalidade de amenizar o problema residencial então existente.
O grupo de casas que integram o entorno da Estrada de Ferro foram tombadas como patrimônio histórico material pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) buscando proteger suas fachadas e volumes.
O Bairro Caiari está delimitado pelos bairros Arigolândia, Olaria, São Cristóvão e Centro. O bairro está localizado em um local de grande importância para a história da cidade de Porto Velho, pois no mesmo está delimitado parte do patrimônio histórico material da capital.
Dentre as manifestações culturais ocorridas no bairro pode-se destacar a concentração da “Banda do Vai Quem Quer”, na praça das 3 caixas d’água, o nascimento dos blocos “Do Alho”, “Do Pinto” e “Rio Kaiary”.

Resumo do livro: Os Bairros na História de Porto Velho

Autora: Yêdda Pinheiro Borzacov

Criado pela Lei n° 840/1989 - acesse clicando aqui

Para baixar o mapa em formato PDF clique aqui

Bairro Caiari

04/Nov/2020 - 10:20

Esta foto é do ano de 1948, quando estavam sendo concluidas algumas casas da segunda etapa de construção do Bairro Caiarí, quando o antigo Território Federal do Guaporé era governado por Joaquim Araújo Lima. Essa imagem e da nossa casa, situada na Rua Dom Pedro II esquina com a Avenida Rogério Weber, que na época era denominada de Rua Major Guapindaia. Essas casas eram geminadas e ao nosso lado morava o Dr. José Otino de Freitas.
Fonte: Anísio Gorayeb
Casa Residencial no Bairro Caiari em 1949.
(Fonte: Ivo Feitosa - Acervo Fotog. Biblioteca Municipal Francisco Meirellles)
Bairro Caiari em 1940.  Foto cedida por Luiz Brito
Fonte: Abnael Machado
Bairro Caiari em 1940.  Fundos da Vila Erse demolida. Dando lugar a casa de cultura Ivan Marrocos - Foto cedida por Luiz Brito
Fonte: Abnael Machado

Catedral Sagrado Coração de Jesus : Porto Velho, RO

Fonte: IBGE
Praça Três Caixas D'água
Fonte: IBGE

Cine-Teatro Resky : Porto Velho, RO

Fonte: IBGE

Cine-Teatro Resky : Porto Velho, RO

Fonte: IBGE

logotipo da prefeitura de porto velho logotipo da prefeitura de porto velho