imagem do corona vírus
Se apresentar sintomas leves de gripe como: tosse, coriza, dor de cabeça, ligue: 0800 647 5225

Bairro Caladinho

Bairro que se limita através das divisas com os bairros nova floresta, Cohab, Castanheira, Cidade Nova, Conceição e Cidade do Lobo, sendo que no ano de 2000, em um processo de regularização fundiária, perdeu-se uma parte do território, e seus lotes tem no máximo 250 m² por ambiente.
O bairro Caladinho foi assim batizado em decorrência de seu surgimento em uma ocupação noturna, liderada por uma figura política partidária, conhecida por envolvimentos em conflitos e polêmicas. Os ocupantes eram provenientes de diversas origens, o que ocasionou em uma miscigenação de culturas na região.
Mesmo com diversas ações judiciais de reintegração de posse, movidas pelos proprietários de terras daquela região, os ocupantes ali permaneceram com seus casebres, resistindo, inclusive, aos surtos de malária que ocorreram em determinada época, dado o avanço das casas em direção à floresta fechada.
Em termos de cultura, representa parte da expressão da sociedade portovelhense. Dentre os variados movimentos culturais com origem atribuída ao bairro, pode-se destacar movimentos como o evento folclórico Flor do Cacto, escola de samba Armário Grande e o ateliê de Geraldo Cruz.
O bairro surgiu com usos quase que exclusivos de residências, mas, com o seu crescimento populacional, acabou se tornando um bairro com vários estabelecimentos de uso comerciais, culturais, entre outros.

Resumo do livro: Os Bairros na História de Porto Velho

Autora: Yêdda Pinheiro Borzacov

Criado pela Lei n° 840/1989 - acesse clicando aqui

Para baixar o mapa em formato PDF clique aqui


logotipo da prefeitura de porto velho logotipo da prefeitura de porto velho