imagem do corona vírus
Se apresentar sintomas leves de gripe como: tosse, coriza, dor de cabeça, ligue: 0800 647 5225

Bairro Jardim Santana

O bairro Jardim Santana está localizado na zona leste da cidade de Porto Velho, em um quadrilátero determinado pela Av. José Vieira Caúla, Rua Plácido de Castro, Rua Água Marinha e Rua Joviânia, criado através da Lei nº 1355, de 1999.
Seu surgimento decorreu de uma grande ocupação na área, no final da década de 1980, onde demarcavam-se lotes e os comercializavam, tendo seus compradores tão somente um recibo de pagamento como comprovação de posse.
O nome é uma homenagem à Palmira Santana, esposa do ex-governador do estado Jerônimo Santana. Palmira foi uma das fundadoras da Sociedade Beneficente Tancredo Neves, tendo ganhado notoriedade local à época. A instituição teve como uma de suas primeiras ações o cadastramento dos ocupantes do assentamento, no intuito de tentativa de regularização de suas situações.
Antigos moradores relatam as dificuldades na obtenção de melhorias na região. Algumas ações merecem destaques, como as aulas gratuitas, ministradas por militares no programa “Polícia Militar na escola – exercendo e promovendo a cidadania”, onde são praticadas aulas de artes marciais para as crianças da escola Ulisses Guimarães. Também se cita a escola de futebol e iniciativa esportiva, através da associação de moradores do bairro.
Além destes, o bairro sedia a Escola de Ensino Fundamental São Miguel e a Escola Municipal de Educação Infantil Mãe Margarida, que atende crianças entre três e cinco anos de idade; e a creche Engenheiro Walmer Adão Shockness, com capacidade de 320 alunos.
O bairro Jardim Santana é também sede do galpão da Cooperativa de Catadores “Unidos Pela Vida”, cuja associação é composta por 30 famílias que se dedicam ao trabalho de reciclagem na cidade de Porto Velho.
O bairro possui a maior produção agrícola de Porto Velho, abrigando o setor chacareiro, utilizando aparatos tecnológicos para a produção hidropônica e de flores. Os produtores e moradores estão divididos em três associações: Boa Safra (400 chacareiros), Periquitos (70 famílias) e Vale do Sol (450 famílias).

Resumo do livro: Os Bairros na História de Porto Velho

Autora: Yêdda Pinheiro Borzacov

Criado pela Lei n° 1.355/1999 - acesse clicando aqui

Não possui informações sobre população deste bairro no IBGE

Para baixar o mapa em formato PDF clique aqui


logotipo da prefeitura de porto velho logotipo da prefeitura de porto velho