imagem do corona vírus
Se apresentar sintomas leves de gripe como: tosse, coriza, dor de cabeça, ligue: 0800 647 5225

Bairro Lagoa

O bairro Lagoa recebeu este nome por se tratar de uma região da cidade onde havia um riacho que tinha uma grande capoeira atravessada pelo igarapé Tancredo Neves, área esta que passou por um processo de ocupação por volta do ano de 1980, levando o local a passar por um processo de mudanças com a abertura de caminhos e separação de loteamentos irregulares.
O Bairro Lagoa está limitado pelas avenidas Rio de Janeiro, Guaporé, Rio Madeira e a BR 364. Além disso, faz fronteira com os bairros Agenor Martins de Carvalho, Três Marias, Eldorado, Lagoinha, Nova Porto Velho, Floresta e Aeroclube. A abertura de ruas nesta área só veio a partir dum segundo processo de ocupação, quando latifundiários se estabeleceram no bairro levando a expansão do mesmo com a construção de chácaras de recreio.
Pelo fato do nome do bairro ser Lagoa, muitas de suas vias foram batizadas com nomes de peixes comuns na região, como Tambaqui, Tucunaré, Piratininga, Surubim, Jatuarana, Piramutaba, Piraíba, Matrinchã e entre outros, tendo a avenida Jatuarana como uma das suas principais vias.
Um dos principais pontos de referência do bairro é o complexo do Serviço Social da Indústria - SESI que é uma entidade privada que está instalada entre a avenida Rio de Janeiro e rua Tucunaré e é administrada pela indústria.

Resumo do livro: Os Bairros na História de Porto Velho

Autora: Yêdda Pinheiro Borzacov

Criado pela Lei n° 840/1989 - acesse clicando aqui

Para baixar o mapa em formato PDF clique aqui


logotipo da prefeitura de porto velho logotipo da prefeitura de porto velho