imagem do corona vírus
Se apresentar sintomas leves de gripe como: tosse, coriza, dor de cabeça, ligue: 0800 647 5225

Bairro Liberdade

Bairro situado na Zona Norte de Porto Velho, limita-se com os bairros Industrial, Costa e Silva, Embratel, São João Bosco e pelo Igarapé dos Tanques. Um dos maiores movimentos de mudança ocorridos no bairro depois de sua ocupação é a demolição nos anos de 1967 e 1968, feita pela Prefeitura em parceria com o 5°BEC que faziam esta demolição em nome da modernidade, as quais abriram espaços no bairro para ter características mais urbanas.

O vocábulo liberdade lembra a derrubada da monarquia que representou epílogo de longo período de lutas em busca do regime republicano que foi iniciado com a revolta de Felipe dos Santos - marco inicial do ciclo e inspirador dos conspiradores de Vila Rica, conhecido como Inconfidência Mineira, movimento surgido quatro anos após ratificada a constituição dos Estados Unidos da América.

Limita-se o bairro Liberdade, cortado ao sul pelo igarapé dos Tanques, divisor entre o bairro e São Cristóvão, com os bairros São João Bosco, Costa e Silva, Industrial e Embratel. Uma de suas ruas ostenta o nome de Padre Chiquinho, como era conhecido o padre José Francisco Pucci, o "Santo" dos rondonienses. "Seus feitos ordinários, praticados de forma extraordinária", exclamava o historiador Vitor Hugo, "dignificam a Igreja Católica, que precisa de Santos". A residência da pioneira Elisa Cunha conserva a fachada original.

Resumo do livro: Os Bairros na História de Porto Velho

Autora: Yêdda Pinheiro Borzacov

Criado pela Lei n° 840/1989 - acesse clicando aqui

Para baixar o mapa em formato PDF clique aqui


logotipo da prefeitura de porto velho logotipo da prefeitura de porto velho