imagem do corona vírus
Se apresentar sintomas leves de gripe como: tosse, coriza, dor de cabeça, ligue: 0800 647 5225

Bairro Mariana

O bairro Mariana nasceu por volta da década de 1980, levado pelo avanço ocupacional de Porto Velho somado a algumas ocupações de determinados grupos da sociedade, principalmente grupos menos favorecidos. Desse processo, foram abertas ruas mal traçadas e terrenos com casas pequenas e improvisadas.
O nome do bairro se deu em referência ao balneário público Recanto da Mariana, e sua consolidação como bairro veio quando a Prefeitura, por meio de um programa, cadastrou e loteou terras no bairro e distribuiu para famílias que eram sem teto.
Estando localizado na zona leste o bairro Mariana está limitado pelos bairros Ulisses Guimarães, Jardim Santana, Socialista, São Francisco, Marcos Freire e Cidade Jardim.
Dentre os principais pontos de referências do bairro é possível destacar a Escola Estadual de Ensino Fundamental Jânio Quadros e o Centro de Reabilitação do Estado de Rondônia - CERO, que é uma unidade de saúde responsável por organizar a assistência de saúde de portadores de deficiências visuais, auditivas, físicas e intelectuais.
A partir do ano de 2014 o bairro passou por mais uma mudança, pois com a instalação do condomínio Orgulho do Madeira houve um processo de mudança de aproximadamente 16 mil pessoas para a região, fazendo com que houvesse um novo interesse imobiliário para a área, visando um possível crescimento.

Resumo do livro: Os Bairros na História de Porto Velho

Autora: Yêdda Pinheiro Borzacov

Criado pela Lei n° 840/1989 - acesse clicando aqui e alterado pela Lei n°1355/1999- acesse clicando aqui

Não possui informações sobre população deste bairro no IBGE

Para baixar o mapa em formato PDF clique aqui


logotipo da prefeitura de porto velho logotipo da prefeitura de porto velho