imagem do corona vírus
Se apresentar sintomas leves de gripe como: tosse, coriza, dor de cabeça, ligue: 0800 647 5225

Bairro Mocambo

No ano de 1914, deu-se a formação de um bairro em Porto Velho com o nome de Mocambo, implantado na zona oeste, limita-se pelos bairros Areal, Santa Bárbara, Baixa do União e Centro, e acabar por lhe conferir formato quadrado. Em 1916 foi edificada uma capela em homenagem a Santa Bárbara, nome este que tem relação direta com o nome do primeiro terreiro de umbanda de Porto Velho, a Irmandade Beneficente Santa Bárbara.
O Mocambo era considerado um local de gente mais humilde e local de “mulheres perdidas”, dos soldados da borracha, de viajantes, lavadeiras, diaristas da Estrada de Ferro, entre outros. O bairro tinha muitas “pensões alegres” e por este motivo era um bairro muito frequentado e animado.
Com a instalação do Município de Porto Velho em 1915, viu-se a necessidade de ter um cemitério no Município, que viria a ser o cemitério público dos Inocentes, instalado usando um terreno que a frente era para o bairro Centro e os fundos para o bairro Mocambo, local este que passou por problemas de vandalismo, roubo e drogas no seu interior.
No ano de 1980 o Globo Repórter fez uma matéria no bairro falando sobre a quantidade de pontos de venda e como a droga era distribuída, o que na época resultou ao bairro o apelido de esconderijo de traficantes. Com o decorrer do tempo esta imagem de bairro perigoso passou por mudança, as antigas casas simples foram dando espaço para casas mais estruturadas, uma vez que a Prefeitura não estava aceitando construções não planejadas. Hoje o bairro, após estas mudanças, é considerado por seus moradores como um bairro tranquilo e seguro para se morar.
Dentre os pontos referencias do bairro, tem-se a praça São José, construída pelos moradores, e apresenta uma imagem do santo, concebida pela Padre Sidraque.

Resumo do livro: Os Bairros na História de Porto Velho

Autora: Yêdda Pinheiro Borzacov

Criado pela Lei n° 840/1989 - acesse clicando aqui

Para baixar o mapa em formato PDF clique aqui


logotipo da prefeitura de porto velho logotipo da prefeitura de porto velho