imagem do corona vírus
Se apresentar sintomas leves de gripe como: tosse, coriza, dor de cabeça, ligue: 0800 647 5225

Bairro Novo Horizonte

Os imigrantes começaram a instalação do bairro Novo Horizonte, construindo as suas primeiras olarias. Em 1972, conforme segundo uma das moradoras mais antigas do bairro, o mesmo chegou ter vinte e duas olarias em pleno funcionamento. Segundo ela o bairro começou a ser habitado por famílias a partir de 1983 em decorrência de ocupação irregular.

O centro oleiro naquela época era rudimentar, a queima era realizada por lenha ou serragem. As olarias atualmente são quase totalmente mecanizadas, com exceção da secagem nas prateleiras e dos fornos.

Pela preocupação com o impacto ambiental, determina-se que cada olaria promova o reflorestamento das degradadas áreas pela exploração da matéria prima, todavia em muitas das vezes esta lei não chega a ser cumprida uma vez que não se consegue ser feito uma grande fiscalização.

Situado na Zona Sul, o bairro Novo Horizonte que foi criado pela Lei n ° 722 de 1987, está limitado pelos bairros Areia Branca, Cidade do Lobo, Conceição e Eletronorte. este bairro já enfrentou e enfrenta muitos problemas como o caso dos seus igarapés que o atravessam, Areia Branca e Bate-Estacas, que estão obstruídos por entulhos depositados pelos moradores em suas margens, o que acabam resultando em água represada não pode correr levando com que no período chuvoso, as águas invadam as casas.

Uma bica fornecia água para algumas casas que não tinham poço em suas dependências. Em 2016, foi instalado no bairro Unidade Básica de Saúde Nova Floresta, que trabalhava com um raio de abrangência que atendia alguns dos bairros vizinhos.

Resumo do livro: Os Bairros na História de Porto Velho

Autora: Yêdda Pinheiro Borzacov

Criado pela Lei n° 840/1989 - acesse clicando aqui

Para baixar o mapa em formato PDF clique aqui


logotipo da prefeitura de porto velho logotipo da prefeitura de porto velho