imagem do corona vírus
Se apresentar sintomas leves de gripe como: tosse, coriza, dor de cabeça, ligue: 0800 647 5225

Bairro Planalto

O bairro Planalto tem seu nome em referência a um relevo constituído uma superfície alta, com o topo mais nivelado, foi iniciado em 1989, na Zona Leste, em virtude de invasões ocorridas em áreas periféricas de Porto Velho. Na área onde havia uma mata passou por este processo de invasão onde os primeiros invasores ergueram casebres em pequenos lotes e segundos, em grandes lotes foram instaladas algumas chácaras, onde poços foram cavados buscando obter água, os invasores que não tiveram condições para encontrar uma água no subsolo acabavam saindo da vizinhança.

O bairro é atravessado pelo igarapė Penal, que era considerado um tipo de manancial de águas frias e limpas, e por este motivo era muito usado para o lazer dos moradores que se banhavam em suas águas.

Estando limitado pelos bairros Aponiă, Teixeirão e Maringá, o Planalto e atravessado pela avenida Mamoré. O bairro mereceu referência da jornalista Ana Aranda diz que no bairro Planalto, em uma área vizinha à mata, viviam na época cerca de 800 pessoas lideradas por dona Rita Mota, que é uma das pioneiras do bairro Esperança da Comunidade, local onde liderou uma de suas ocupações, a mesma foi responsável por fundar uma creche comunitária que ainda acolhe as crianças do lugar.

Na nova ocupação, foram abertas três ruas, a principal vai se chamar 24 de dezembro, em alusão à data de entrada dos moradores na área e, uma segunda via, avenida Brasil. Experimentada no assunto, dona Rita separou terrenos para a escola, o posto de saúde e a associação de moradores e iniciou a construção de uma creche para abrigar o grande número de crianças que residem na ocupação .

Essa nova invasão de 2012 resultou em um processo judiciário que levou a reintegração de posse de um terreno ocupado por cerca de 80 famílias Uma área pertence à União e é considerada zona rural, havendo necessidade do seu repasse para o município, para o procedimento de um processo de regularização fundiária.

Resumo do livro: Os Bairros na História de Porto Velho

Autora: Yêdda Pinheiro Borzacov

Criado pela Lei n° 840/1989 - acesse clicando aqui

Para baixar o mapa em formato PDF clique aqui


logotipo da prefeitura de porto velho logotipo da prefeitura de porto velho