imagem do corona vírus
Se apresentar sintomas leves de gripe como: tosse, coriza, dor de cabeça, ligue: 0800 647 5225

Bairro Roque

O nome do bairro tem como referência ao popular Roque José da Costa,proprietário de um estabelecimento situado no local onde se encontra hoje, um posto de gasolina da Petrobrás, emprestando também ao trevo que ficava localizado no entroncamento da BR-364, ligação entre Porto Velho, Cuiabá-MT e Porto Velho/Rio Branco-AC. O patrono do bairro faleceu no dia 24 de abril de 1998. o bairro está locado na Zona Oeste, estando limitado pelos bairros Grosso, Areal, Tucumanzal, Floresta e Nova Porto Velho, sendo cortado pelos igarapés Mesquita e Grande, tendo o seu espaço físico ampliado no dia 6 de maio de 1994 - Lei Municipal n° 1.155, extinguindo o bairro Rasgado, incorporando-o ao do Roque.

No Trevo do Roque um mural artístico foi construído em 1983, inaugurado no dia 13 de setembro de 1984, pela ocasião das comemorações do asfaltamento da BR-364, pelo Presidente da República, João Baptista Figueiredo, Cloraldino Severo Ministro dos Transportes e Jorge Teixeira de Oliveira, Governador de Rondônia. O mural, idealizado pela arquiteta Hélvia Lúcia Reis de Fraga e Silva e conduzido pelo artesão Athayde, de cimento aparente em alto e baixo relevo, utilizando uma técnica afresco, que trazia o nome de Mural dos Pioneiros, Lei Municipal n ° 345 de 1984 trazia partes importantes da História de Rondônia representada em suas imagens.

Em comemoração aos anos 2000 e aos os cinco séculos pós-descobrimento do Brasil, precisamente na virada para o terceiro milênio de nossa era, a emissora Rede Globo de Televisão, aproveitando a coincidência histórica, instalou em todas as capitais brasileiras grande relógio, idealizado pelo diretor de design, Hans Donner, exibindo a imagem geográfica do Brasil estando ela colocada na área central do mostrador. O Trevo do Roque-Mural dos Pioneiros foi escolhido para a montagem do grande relógio com toda a sua tecnologia moderna. O Mural dos Pioneiros e o relógio foram retirados em 2009 para a construção de um viaduto, objetivando propiciar melhoramento no trânsito.

A falta de conclusão do viaduto propiciou aos vereadores liderados pelo Presidente da Câmara, Alan Queiroz, realizaram uma manifestação popular, no dia 28 de maio de 2013, embaixo do viaduto, ato que tinha como tema: "Chega de enrolação. Viaduto Já". as obras dos viadutos foram retomadas após ser contornado o impasse entre o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte DNIT e a Prefeitura da capital.

Resumo do livro: Os Bairros na História de Porto Velho

Autora: Yêdda Pinheiro Borzacov

Criado pela Lei n° 840/1989 - acesse clicando aqui

Para baixar o mapa em formato PDF clique aqui


logotipo da prefeitura de porto velho logotipo da prefeitura de porto velho