imagem do corona vírus
Se apresentar sintomas leves de gripe como: tosse, coriza, dor de cabeça, ligue: 0800 647 5225

Bairro São João Bosco

Bairro que está Situado na Zona Oeste, tem a origem do nome ligada historicamente à igreja de São João Bosco, edificada em 1972 pela Congregação Salesiana com o apoio de voluntários, em um grande espaço que era usado para "peladas" nos finais de semana. Em 2 de julho foi realizada a primeira missa na igrejinha.

O bairro incorporou o Jardim América, conjunto residencial considerado bairro pela Lei Municipal n ° 763 de 1988, lei esta que foi revogada.

No início da década de 1980, o Governo de Rondônia, pelo motivo da falta de moradia resultada da vinda de técnicos especializados contratados pelo Território Federal, construiu o conjunto residencial Santo Antônio, formado por 398 casas que foram sorteadas entre os funcionários inscritos. Residencial que foi edificado em terras pertencentes ao comerciante Mourão Paulo que entrou com uma ação judicial, pleiteando indenização, ganhando o processo muitos anos Não usufruiu Mourão Paulo da verba indenizatória em face do seu falecimento, recebendo seus quatro filhos o fruto da incansável luta do pai.

Com o correr dos tempos o estilo das residências mudou, outras pessoas adquiriram os imóveis e o conjunto passou a ser de classe média. Limita-se com os bairros Pedrinhas, Olaria, Liberdade, Costa e Silva e São Cristóvão. Possui um comércio razoável com pequenos supermercados, padarias, farmácias, açougues e posto de gasolina. O igarapé dos Tanques limita o bairro, ocorre assoreamento, sem pescado, por se tratar de um igarapé poluído.

Dentre os principais pontos de referência do bairro destaca-se a Escola de Natação Acquacenter, na década de 1990 oferecia aulas específicas para crianças deficientes auditivas e com paralisia cerebral, com um padecimento auxiliar o restabelecimento dos movimentos de coordenação motora e integrá-las com outras crianças, promovendo a sociabilização e a Escola Estadual de Ensino Médio Major Guapindaia, nome dado em homenagem ao primeiro superintendente de Porto Velho, cargo equivalente hoje, ao Prefeito.

Em 1986 marcou o bairro pela realização de um projeto de rearborização de vegetação ciliar às margens do igarapé dos tanques, assoreado.

Resumo do livro: Os Bairros na História de Porto Velho

Autora: Yêdda Pinheiro Borzacov

Criado pela Lei n° 840/1989 - acesse clicando aqui

Para baixar o mapa em formato PDF clique aqui


logotipo da prefeitura de porto velho logotipo da prefeitura de porto velho