imagem do corona vírus
Se apresentar sintomas leves de gripe como: tosse, coriza, dor de cabeça, ligue: 0800 647 5225

Bairro Tiradentes

O Bairro Tiradentes é delimitado pelas avenidas Amazonas, Raimundo Cantuária, Guaporé e Igarapé dos Tanques, e pelos bairros, Agenor Martins de Carvalho, Socialista, Escola de Polícia, Tancredo Neves, Cuniã e Lagoinha. Na gestão municipal de 1985 fez a demarcação de lotes nesse quadrilátero que foram entregues para famílias carentes anteriormente credenciadas.

Com esse ato, foi provocada a queda do alto valor imobiliário que estava ocorrendo na capital. O bairro foi criado pela lei nº 616 de 1986, e a regularização destes lotes só se deu no ano de 2011 utilizando a Lei de Usucapião sobre o Município, entregando as escrituras para os seus ocupantes. Vale ressaltar que o bairro tem como patrono, Joaquim da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes que foi preso e condenado à morte por participar diretamente na inconfidência mineira.

Dentre seus principais pontos de referência destaca-se o Centro de Convivência do Idoso, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Maria Carmosina Pinheiro”, Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental “Flor do Piquiá”, Escola Municipal de Música “Som na Leste”, Escola Estadual de Ensino Especial e Conjunto Residencial D. João Batista Costa.

Resumo do livro: Os Bairros na História de Porto Velho

Autora: Yêdda Pinheiro Borzacov

Criado pela Lei n° 840/1989 - acesse clicando aqui

Para baixar o mapa em formato PDF clique aqui


logotipo da prefeitura de porto velho logotipo da prefeitura de porto velho