imagem do corona vírus
Se apresentar sintomas leves de gripe como: tosse, coriza, dor de cabeça, ligue: 0800 647 5225

Bairro Três Marias

A ocupação dos espaços periféricos vazios somado a demarcação de lotes para a construção de casas, foram os elementos que resultaram na formação do bairro Três Marias.
Situado na zona leste, está delimitado pelos bairros Juscelino Kubitscheck, Aeroclube, Cascalheira, Cidade jardim, Lagoa e Lagoinha. Recebeu este nome em alusão ao símbolo do Município de Porto Velho, as Três Caixas D’Água, caso que provoca indignação em alguns historiadores da capital que não concordam com a homenagem com outro nome, entendendo que o nome três marias não remete às Caixas D’Água, mas sim à constelação de três estrelas que se alinham reta e igualmente espaçadas na constelação de Orion.
Algumas ruas do bairro são atravessadas por um igarapé, que com o tempo começou a ser usado por alguns moradores como depósito de lixo, poluindo, assim, suas águas.
O bairro em sua demarcação reservou um lote de tamanho considerável para ser edificada uma praça, reservada para quiosques, área de parque infantil e quadra esportiva. Dentre os pontos de referência do bairro destaca-se o Centro de Atenção Psicossocial para tratamentos de pessoas com transtornos mentais e a Biblioteca Casa da Juventude, local que conta com um bom acervo doado pela própria comunidade e aulas de dança e música.

Resumo do livro: Os Bairros na História de Porto Velho

Autora: Yêdda Pinheiro Borzacov

Criado pela Lei n° 840/1989 - acesse clicando aqui

Para baixar o mapa em formato PDF clique aqui


logotipo da prefeitura de porto velho logotipo da prefeitura de porto velho